Você lendo este título imaginou que estaríamos falando de um de produto novo ou procedimento revolucionário anti-idade, mas não é isso! Inclusive, essa pode ser uma busca constante para muitos de nós, a supervalorizada juventude. O medo de envelhecer inclusive movimenta uma indústria milionária de serviços e produtos que promete o antienvelhecimento. E fica a pergunta, é possível não envelhecer? A resposta é não! Envelhecer é um processo inevitável e individual, pois cada pessoa envelhece de forma única. Só existe uma forma de não envelhecer, morrendo jovem. Mas, se olharmos para a história todo o esforço do ser humano foi para viver mais e estamos conseguindo, a ciência afirma que já nasceu o ser humano que viverá até 150 anos.
O avanço da medicina juntamente com baixa natalidade está gerando um fenômeno mundial de envelhecimento. Segundo a ONU- Organização das Nações Unidas, o envelhecimento populacional mundial está prestes a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, o número de pessoas com mais de 65 anos deve dobrar até 2050, chegando a 1,6 bilhão. Já aqui no Brasil, a expressão o “Brasil é país dos jovens”, já ficou no passado, porque o futuro do país pertence aos idosos. No Censo Demográfico de 2022, a população de pessoas idosas residente no Brasil era de 32.113.490 milhões pessoas, representando um acréscimo de 56,0% em relação àquela recenseada em 2010 e em 2050 seremos o sexto pais com maior número de população idosa. Já em Cascavel nossos idosos chegam a 48 mil idosos, sendo que temos um destaque para os nossos 31 moradores centenários.
Se estamos vivendo mais e os números comprovam este aumento da população idosa consideravelmente, por que lidamos com a invisibilidade deste público e porque temos tanto medo de envelhecer? A resposta pode estar atrelada sobre o que sabemos deste processo e da forma como nos preparamos para essa fase da vida. Sim, é necessário e conhecimento e preparo para viver um envelhecimento bem-sucedido. Podemos citar aqui alguns mitos sobre a pessoa que envelhece que precisamos desconstruir, a ideia de que todo Idoso é frágil e que envelhecer é sinônimo de doença não é real, preste atenção ao seu redor, eles estão na sociedade produzindo, amando, construindo, vivendo. Outro mito muito falado é que idoso “vira” criança e com isso perde seu poder de decisão, conceito equivocado, um idoso só perde seu poder de escolha quando tem sua cognição (capacidade de decidir) adoecida e ainda assim, é preciso meios jurídicos para decidir pelo idoso sem independência.
Não há como dar uma receita magica de como envelhecer de forma exemplar, ou em apenas um texto descrever qual é a maneira correta para esse objetivo, mas o básico já é conhecido e envelhecer bem exige sim um esforço, devemos colocar em pratica o mais cedo possível, criar reservas para usufruir ao se tornar um 60+, movimente-se, coma comida com base em legumes e vegetais (investir na horta vai ajudar), tenha amigos, desenvolva sua fé, faça algo pelo próximo, trabalho voluntário pode ajudar em vários contextos, estude sempre, faça reservas financeiras, pense no legado que deixará as pessoas em sua volta e por último e mais importante se conheça e conheça seu propósito (todos temos um) o porquê você acorda todos os dias. Se você não tem esta resposta, saiba nunca é tarde para descobrir, mas isso é assunto para outro dia.
Não esqueça, O Futuro é PRATEADO!
Após concluir o curso de cuidador de idosos, você estará preparado para seguir uma carreira gratificante e
À medida que envelhecemos, é natural buscar por atividades que tragam significado, propósito e interação social ao
No cenário atual, a demanda por profissionais cuidadores de idosos está em constante crescimento Com o envelhecimento
Não! Não estou falando da casa mais vigiada do Brasil, mas é um assunto para ficar de
A arte tem um poder transformador em todas as faixas etárias Para idosos, de modo especial, o
O idoso deve interagir em sociedade continuamente! Seja em passeios, festas locais, comércios… qualquer interação social do
A internet deve abraçar todas as gerações, mas, no geral, a terceira idade tem dificuldade nesse meio
Infelizmente, a depressão acomete muitos indivíduos na terceira idade Isso acontece por diversos fatores, entre eles a
Em todas as fases da vida, é importante ter o apoio de profissionais capazes de aprimorar o
É fundamental que o idoso, durante períodos com temperaturas baixas, aumente os cuidados No frio, nosso corpo
A leitura é rica em benefícios Quem lê, adquire conhecimento, criatividade e fortalece a memória Para os
Já ouviu falar em “fisioterapia geriátrica”? Essa área da fisioterapia se dedica nos cuidados com o idoso