Não! Não estou falando da casa mais vigiada do Brasil, mas é um assunto para ficar de olho. No caso aqui o BBB que falo é da oferta quase que exclusiva aos idosos de bingo, baile e bocha. Você pode estar perguntando o que tem de errado com isso? Afinal são atividades que geram movimento, socialização e ganhos na qualidade de vida dos idosos. E sim é verdade sobre o ganho destas atividades, a reflexão que faço aqui como especialista é que precisamos de muito mais quando se fala de envelhecimento bem-sucedido.
Envelhecer é uma condição natural do ser humano e só existe uma forma de não envelhecer, morrer jovem! Como creio que ninguém tem planos de morrer jovem, é necessário aprender sobre a fase da vida que provavelmente será a mais longa vivida, maior que a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Nessa jornada do envelhecimento, sabemos que sim, existem perdas e até adoecimento, no entanto não devemos considerar natural o adoecimento e a fragilização, pois envelhecer não é sinônimo de doença e sim, é possível envelhecer bem.
Mas o que é envelhecimento bem-sucedido? Envelhecimento bem-sucedido é o processo de envelhecer de forma saudável e ativo, considerando-se as dimensões física, cognitiva e social. Em 2020 foi publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um relatório sobre o panorama e o ideário do envelhecimento bem-sucedido para a década de 2021 a 2030. Neste relatório foram elencados três grandes fatores que podem interferir e ser decisivos para um envelhecimento bem-sucedido, sendo eles a funcionalidade de mobilidade e cognição para desempenhar suas atividades de vida diária, sua plasticidade emocional, que mostra como a pessoa enfrenta seus problemas e os fatores ambientais as que fazem a conexão entre o ambiente em que se vive (sua casa) e o apoio familiar e contexto social.
Esse conceito, valida o questionamento sobre a metodologia BBB e nos faz entender que não existe fórmula única para um bom envelhecimento. É fundamental conhecer e estudar sobre o público e suas especificidades. Outro ponto é que ninguém nasce, cresce e envelhece igual por isso é necessário entender as pluralidades das velhices pois existem diversos perfis de pessoas idosas na sociedade e que vão requerer demandas diferentes para bom envelhecimento.
Para encerrar deixo algumas dicas de envelhecimento bem-sucedido que podem iniciar a qualquer tempo. Aprenda sobre o processo de envelhecer e suas fases, cerque-se de profissionais especialistas na área, ame-se e não renuncie ao autocuidado, movimente-se naturalmente, tenha uma alimentação baseada em produtos frescos e vegetais, encontre o seu propósito, desacelere e faça coisas que nutram a alma, pratique a fé, invista na família, cerque-se de amigos, não se isole e contribua para a comunidade, afinal “ninguém pode fazer tudo, mas todo mundo pode fazer alguma coisa”.
Após concluir o curso de cuidador de idosos, você estará preparado para seguir uma carreira gratificante e
À medida que envelhecemos, é natural buscar por atividades que tragam significado, propósito e interação social ao
No cenário atual, a demanda por profissionais cuidadores de idosos está em constante crescimento Com o envelhecimento
A arte tem um poder transformador em todas as faixas etárias Para idosos, de modo especial, o
O idoso deve interagir em sociedade continuamente! Seja em passeios, festas locais, comércios… qualquer interação social do
Você lendo este título imaginou que estaríamos falando de um de produto novo ou procedimento revolucionário anti-idade,
A internet deve abraçar todas as gerações, mas, no geral, a terceira idade tem dificuldade nesse meio
Infelizmente, a depressão acomete muitos indivíduos na terceira idade Isso acontece por diversos fatores, entre eles a
Em todas as fases da vida, é importante ter o apoio de profissionais capazes de aprimorar o
É fundamental que o idoso, durante períodos com temperaturas baixas, aumente os cuidados No frio, nosso corpo
A leitura é rica em benefícios Quem lê, adquire conhecimento, criatividade e fortalece a memória Para os
Já ouviu falar em “fisioterapia geriátrica”? Essa área da fisioterapia se dedica nos cuidados com o idoso